O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.
Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
O Pilates Suspenso é uma variação do Pilates convencional, em equipamentos próprios para esse método. Porém ao contrário do que pensam, ele não exige alto grau experiência, ou seja, não é feito apenas de exercícios avançados.
E além disso ele pode ser praticado por qualquer aluno, de crianças a idosos.
O TRX é conhecido como treinamento suspenso e tem feito muito sucesso em vários países. Até mesmo as celebridades se renderam à modalidade: Fernanda Souza e Sabrina Sato usam o TRX para manter as formas em dia.
Exercita a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora, a postura e a estabilidade muscular e proporciona um ganho de tônus mais eficaz e rápido do que outras modalidades. A capacidade cardiorrespiratória melhora e os músculos estabilizadores do abdômen, assoalho pélvico e lombar são especialmente ativados para equilibrar e estabilizar o corpo.
O Slide Board é um equipamento que trabalha o corpo como um todo (fortalecimento, alongamento e queima de calorias) desde membros superiores, inferiores, abdômen e core e o principal: sem gerar impactos. Podendo ser utilizado por atletas iniciante até de alto rendimento.
A estrutura básica dos aparelhos de pilates é composta por molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer – carregando parte do peso que você deveria estar puxando e dando um impulso ao movimento -, ou aumentar, servindo como uma resistência – assim, é preciso “aumentar o tamanho da mola”. A escolha de como usar essas molas depende dos seus objetivos, dá para facilitar ou dificultar.
Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios que oferecem uma maior variedade de desafios ao método. No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.
Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades. Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.
O Pilates Solo caracteriza-se também pelo uso de acessórios auxiliares para a sua realização, como o Magic Circle, Meia Lua, Banda Elástica, Rolo de Espuma e Bola. O Solo exige mais controle, pois apresenta exercícios que utilizam o peso do próprio corpo, além disso, os principais desafios para a execução são o equilíbrio e o alongamento.
Fit Ball
Também conhecida como Bola Suiça ou Bola de Estabilidade, a Fit Ball foi desenvolvido nos anos 70 na suiça com o intuito de ser um método para reabilitação de problemas posturais, principalmente da coluna, e problemas neurológicos. Sua aplicação foi ampliada atingindo além da terapia normalmente utilizada, sendo hoje mais uma forma segura e eficaz de treinamento na área do Fitness.
Fit Circle (Magic Circle)
O principal objetivo do Fit Circle é condicionar ou reabilitar o praticante de Pilates. Sua utilização durante os exercícios promove a ativação de diferentes grupos musculares além de servir como feedback proprioceptivo que auxilia na busca da consciência corporal. Além disso, ele pode ser utilizado como um recurso lúdico para estimular os praticantes de “MAT PILATES” a realizar aulas e sessões interessantes, descontraídas e prazerosas.
Fit Band (Faixa de Resitência)
Inicialmente era apenas um acessório para reabilitação, mas agora são amplamente utilizadas no mundo do fitness. Ela provê uma resistência ajustável tanto para exercícios de alongamento quanto de força.
Fit Roll (Rolo de Espuma)
O Fit Roll é um rolo de espuma de alta densidade e possui várias utilidades como: alongamento, auto-massagem, apoio para o corpo e exercícios de força e estabilidade. Nos exercícios de estabilidade por exemplo, o Pilates toma vantagem do potencial de fortalecimento do núcleo em uma superfície instável. Quando uma pessoa tenta se manter equilibrada nessas condições, a musculatura mais profunda das costas e do abdômen é ativada, o que ajuda no seu fortalecimento.
Toning Ball
São pequenas bolas que pesam entre 0,5 kg e 2 kg e são utilizadas para aumentar o desafio dos exercícios adicionando resistência ao segmento que está sendo trabalhado.
Meia Lua
Trata-se de uma plataforma curva e acolchoada e é normalmente utilizada para auxílio na execução dos movimentos. É indicada para os indivíduos que apresentam encurtamento nos músculos da cadeia posterior do corpo e também pode ser utilizada, por aqueles que ainda não tem a musculatura do abdômen bem desenvolvida, durante a realização de vários exercícios.
O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.
Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
Criada e desenvolvida pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. A Reeducação Postural Global, RPG,é uma técnica de fisioterapia indicada para tratar lesões mais sérias. Pois visa não só curar, mas encontrar a causa do problema.
A técnica do RPG é baseada em oito posturas específicas. Tem como foco o alongamento muscular, o trabalho respiratório e o fortalecimento de músculos fundamentais para a melhora do alinhamento da coluna.
Isto é, tem como função ajustar a postura para reorganizar os movimentos do corpo de forma global. A fim de equilibrar as tensões do corpo, reduzindo a rigidez muscular e corrigindo o problema por etapas.
Para isso, a RPG faz uso de uma série de posturas específicas para cada caso. Trabalha de acordo com os músculos da cadeia encurtada. A RPG não é uma prática voltada para fins estéticos. Sendo recomendada, principalmente, à pessoas que estão com desvios posturais – como lordose, cifose, escoliose; que sofrem com lesões por esforço repetitivo; bursite – que é a inflamação das articulações.
A massagem terapêutica (ou massoterapia) consiste principalmente na manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações.
As manobras têm o objetivo de estimular o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea, reduzir os níveis de estresse e até mesmo beneficiar a saúde mental e prevenir doenças.
Vale destacar que não se trata simplesmente de uma massagem relaxante. A massoterapia possui técnicas e modalidades específicas, visando atingir benefícios com relação à saúde física e ao bem-estar.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. A técnica é manual.
Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.
Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.
A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.
A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.
A reflexologia podal é uma técnica não invasiva e natural para promover autocura ao estimular pontos específicos do pé. Sua técnica remonta à antiguidade, quando a pressão em pontos específicos do corpo era utilizada como uma forma de medicina natural terapêutica e preventiva. Essa técnica foi utilizada ao longo da história por várias culturas.
Para realização da sessão de reflexologia podal não é necessário o uso de nenhum equipamento específico, pois são as mãos que realizam o trabalho de pressão em cada um dos pontos dos pés, promovendo a homeostase. Cada ponto corresponde a um órgão do corpo, e assim a reflexologia podal atua em cada órgão, equilibrando as funções orgânicas e oferecendo bem-estrar.
Cada um dos pontos encontrados nos pés estimula, equilibra, harmoniza e tonifica os meridianos do organismo. Através dos movimentos de pressão realizados com os dedos nesses pontos, o órgão correspondente ao ponto estimula rapidamente responde a esse estímulo gerando uma resposta positiva para o organismo. Trabalhando todos os pontos dessa mesma maneira o resultado esperado ao final da reflexologia podal é que todo o organismo esteja equilibrado.
Acupuntura é uma técnica milenar que integra a medicina tradicional chinesa. Os benefícios desse tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. Sua aplicação vem sendo expandida e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.
Depressão, transtornos de ansiedade e até dependência química encontram na prática da acupuntura uma via alternativa para o cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.